Welcome to our website !

Feminismo, pela Lontra

By 00:03 , , , , ,

Boa noite meus amigos,
Hoje trago-vos um tema bastante pessoal, e que como já vos disse, tomei consciência do mesmo à muito pouco tempo.
 Feminismo, Porquê? Como? E para quê?
Muita gente, erradamente, acredita que o feminismo é uma maneira das mulheres fazerem barulho e de ridicularizar os homens.
Pois bem, enganam-se, ser feminista, não é um estado de espírito (não acordei um dia de manhã e decidi que queria ser feminista porque está na moda), é uma maneira de viver, uma crença (quase como uma religião), um movimento político.

Feminismo, Porquê?
Acho que todas as mulheres “sonham”, um dia, não serem discriminadas em relação aos homens. As mulheres são seres humanos tal como os homens e não vejo o porquê da necessidade desta gigante discriminação.
Aqui ficam alguns muito poucos dos pontos que mais influência têm na vida das mulheres:
A nível de salários, empregos, subida nas carreiras as mulheres são bastante penalizadas, hoje em dia, pelo simples facto de quererem casar e ter filhos. (Sim, não se espantem se forem a uma entrevista de emprego e o patrão vos perguntar se “está grávida?” ou se ”tem a ideia de engravidar no próximo ano?”). Para quem não sabe isto além de ser uma estupidez é proibido.
A ideia de que as mulheres têm que lavar a roupa, limpar a casa, tomar conta dos filhos e estar sempre disponível para o seu marido/namorado é cada vez mais repulsiva. Hoje em dia as mulheres já trabalham, e muitas vezes, muito mais que os homens, portanto a imagem do homem sentado no sofá, a ver o Benfica e a beber minis, já é a preto e branco! As tarefas devem ser dividas e rotativas entre o casal, de maneira a que não haja o famoso “Isto é muito mais difícil que isso!”.
                As mulheres devem ter voz própria tanto na sua sexualidade como na sua vida pessoal. Escolher que roupa usa, que sapatos calça, a que horas chega a casa depois de uma noitada com os amigos no bar que lhe apetece, é, somente, decisão da mulher, visto que esta não é propriedade de ninguém.
Os piropos quando uma mulher passa na rua ou entra no autocarro e o roça roça no metro são considerados violência! Toda a gente tem direito ao seu “espaço público” sem que se sinta constrangido ou ridicularizado!

Feminismo, Como?
Para ser feminista não é preciso pré-requisitos, apenas vontade, de lutar, ter uma grande capacidade de ouvir disparates vindo de bocas que não sabem do que falam e sobre o que falam, e de nos mantermos firmes naquilo que queremos e no que acreditamos.
Acho que o mais importante de tudo é saber a história do feminismo e mantermo-nos sempre informadas.
Uma feminista tem que ser uma mulher, capaz, segura, confiante de si mesma, e engana-se quem diz que o feminismo é coisa moderna e de mulheres “brancas”. O feminismo não escolhe cor, idade ou orientação sexual. Trata-se sim da união de todos os tipos e formatos de mulheres.

Feminismo, para quê?
O feminismo, como já disse, é uma luta por parte das mulheres, mas não exclusivamente de mulheres, também homens fazem parte deste movimento, e felizmente cada vez mais.
O feminismo serve, unicamente, para a igualdade e não como os tolos pensam para as mulheres terem mais ou melhores direitos.

Espero que tenham gostado e que deixem a vossa opinião. Na sexta-feira vou apresentar-vos o meu Top 10 de Séries.

Beijinhos da vossa Lontra preferida!

You Might Also Like

7 comentários

  1. Que os homens não possam ficar a ver o Benfica com uma mine na mão enquanto a mulher faz as tarefas domésticas, até concordo... mas se for o SPORTING, tenham lá paciência, o melhor é irem buscar uma mine e sentarem-se também :)

    ResponderEliminar
  2. Este tema fala-me tanto ao coração que se fosse escrever tudo o que penso, fazia aqui um testamento. Mas acho que foi tudo muito bem dito neste post.
    Gostei bastante do vosso blog! :) Obrigada pela visita no meu.
    Beijinhos,
    Telma | Fui Eu Que Disse - Blog

    ResponderEliminar
  3. Sem duvida que é um tema com pano para mangas, mas tentei ao maximo falar dos pontos mais comuns com que temos que lidar todos os dias.
    Beijinhos da lontra, obrigada pelo teu comentário e pela tua visita!

    ResponderEliminar
  4. Adorei o blog e quanto ao tema deste post diz-me muito, não sou uma feminista mas quando é dos direitos da mulher que se fala fico logo com uma "chama" dentro de mim e tenho sempre de expor a minha opinião e defender as mulheres com unhas e dentes .
    Beijinho

    theblondeeffectblog.blogspot.com

    ResponderEliminar
  5. Muito obrigada!
    O que é preciso é pessoas que lutem e que se "revoltem" pelo que fazem às mulheres!
    Beijinhos e obrigada pela visita!

    ResponderEliminar
  6. Nós lutamos pela igualdade, actualmente. Mas também a Ela já foi uma feminista... É difícil qualquer mulher que se sinta não o ser...
    Mas num mundo de tanta desigualdade, de tanta injustiça... Ah! Como era bom um dia acordarmos e sermos todos iguais... Brancos, Pretos, Ciganos, amarelos, verdes, homossexuais, assexuados... who cares?!

    Um muito bom texto este!

    Ela e Ele.
    www.elaeele-nos.blogspot.com - um blogue de casal! <3

    ResponderEliminar
  7. Fico muito feliz por ver cada vez mais pessoas tomarem consciência deste problema da nossa sociedade!

    Muito obrigada, beijinhos <3

    ResponderEliminar